sábado, 22 de setembro de 2012

Iniciativas do Bairro Demétria solicitam o apoio do CG da APA de Botucatu


Iniciativas do Bairro Demétria solicitaram ontem à APA de Botucatu apoio para garantir a recuperação e a conservação ambiental da região e para minimizar o impacto que o plantio da cana-de-açúcar possa trazer à vizinhança, fundamentando-se nos seguintes fatos:
  • a proximidade da plantação de uma área de adensamento populacional (cerca de 400 famílias vivendo no Bairro Demétria e no Bairro Roseira);
  • a presença crescente de animais silvestres como tamanduá bandeira, lobo guará, veados e outros animais silvestres de pequeno porte, bem como uma infinidade de pássaros na região;
  • a passagem de um córrego pela propriedade, marcado pela ausência de mata ciliar numa paisagem degradada por erosões;
  •  Protocolo Agro-Ambiental do Setor Sucroalcooleiro Paulista, celebrado entre o Governo do Estado, as Secretarias de Estado do Meio Ambiente e da Agricultura e Abastecimento, e a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (COSAN) para a adoção de ações destinadas a consolidar o desenvolvimento sustentável da indústria da cana-de-açúcar no estado de São Paulo; e
  • a propriedade em questão estar situada na Área de Proteção Ambiental Corumbataí, Botucatu, Tejupá, perímetro Botucatu.
O documento foi assinado pelas Associação Comunitária João de Barro, Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica, Associação dos Moradores do Condomínio Aldeia e AMA Demétria.

domingo, 16 de setembro de 2012

Plantio de Cana em fazenda vizinha ao Bairro Demétria

Preocupados com o impacto que poderá ocasionar a plantação de cana na fazenda arrendada pelo grupo COSAN, na divisa com o Bairro Demétria e dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) de Botucatu, representantes da Associação Comunitária João de Barro e da APA de Botucatu estiveram em reunião com técnicos da CETESB no dia 06 de setembro para se informar sobre o trâmite legal para a "adequação ambiental" das propriedades rurais com plantio de cana-de-açúcar (recuperação de faixa marginal de curso d´água, delimitação ou implantação de reserva legal etc.).

A CETESB informou que o referido plantio não foi precedido por qualquer pedido de licenciamento ambiental, salientando que este licenciamento não é necessário se não houver corte de vegetação nativa, alteração de curso d'água etc.

Entretanto, lembrou que a responsabilidade de adequação ambiental não é restrita ao proprietário do imóvel, sendo o arrendatário co-responsável pela mesma.

Neste sentido, a CETESB informou sobre a existência do Protocolo Agro-Ambiental do Setor Sucroalcooleiro Paulista, celebrado entre o Governo do Estado, as Secretarias de Estado do Meio Ambiente e da Agricultura e Abastecimento, e a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (COSAN) para a adoção de ações destinadas a consolidar o desenvolvimento sustentável da indústria da cana-de-açúcar no estado de São Paulo.

Considerando a proximidade de condomínios residenciais e de áreas de plantio orgânico e biodinâmico, a fauna silvestre que vem aumentando consideravelmente na região e o curso d'água que atravessa a propriedade e que dá origem à chamada Cachoeira da Schincariol, a Associação Comunitária João de Barro estará, junto com outras associações do Bairro Demétria, buscando as providências cabíveis para garantir as boas práticas e o mínimo impacto de vizinhança, já que representantes da Usina informaram da inviabilidade do plantio orgânico.

sábado, 11 de agosto de 2012

Fundação e Eleição da Diretoria

Hoje, às 10h, no Galpão do Sítio Bahia, aconteceu a Assembléia de Fundação da Associação Comunitária João de Barro. Cerca de 40 associados fundadores assinaram a ata inaugural deste importante momento. O ambiente foi muito festivo com todos bastante animados com as novas possibilidades que se descortinam. Este passo, decisivo em nossa organização comunitária, propiciará aos projetos de trabalho sócio ambientais que já acontecem por iniciativa do bairro, bem como àqueles que estão por vir, o necessário apoio jurídico e organizacional de uma associação legalmente constituída.
Após a Assembléia, a nova diretoria se reuniu para agendar a primeira reunião de trabalho e dar sequencia aos trabalhos práticos.

sábado, 4 de agosto de 2012

Convocação


Caros amigos e moradores do Bairro Demétria, Bairro Roseira e arredores:
Nos últimos dois meses alguns grupos de trabalho ativos no Bairro Demétria se debruçaram sobre o desafio de constituir uma Associação que pudesse vir a dar suporte organizacional,de articulação e jurídico aos projetos por ela abrigados. Dessa reflexão surgiu a Associação Comunitária João de Barro, cujo estatuto foi pensado nos moldes do estatuto da Associação Comunitária Monte Azul, ou seja, de tal forma que fosse aberto à possibilidade de abrigar vários projetos de trabalho sempre que  estes estiverem em consonância com seus princípios.
O projeto que comporá de imediato o rol de atividades da nova associação será o Projeto Fênix de coleta e reciclagem do lixo. Oportunamente, o Projeto Bem Te Vi (hoje sob o amparo da APA Aitiara) e também o CSA-Demétria (Agricultura Apoiada Pela Comunidade) participarão oficialmente da Associação João de Barro.
As finalidades da Associação previstas em estatuto são o desenvolvimento comunitário e o desenvolvimento sustentável com foco na região Sul de Botucatu. Para saber mais sobre as possibilidades de desdobramento destas finalidades, entre aqui.
Convidamos a todos para participar como associados fundadores, comparecendo à Assembléia de Fundação no próximo sábado, dia 11 de agosto, às 10h na sede do CSA (Galpão do Sítio Bahia).
Contamos com o apoio da comunidade para esta importante iniciativa de organização social.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos,
Pela comissão organizadora,
Eduarda